Educação

Escolas municipais se preparam para início do ano letivo

Divulgacao 8 4
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Profissionais da Educação iniciam semana pedagógica nesta segunda-feira

As escolas da rede municipal estão se preparando para o retorno das aulas,100% presenciais, no próximo dia 14 de fevereiro, em Siderópolis. Nesta semana os profissionais da Educação, atuantes nas escolas e na Secretaria de Educação do Município participam da Semana Pedagógica, conforme definido no calendário escolar.

Com início nesta segunda-feira, dia 7, a Semana Pedagógica tem o intuito de promover a formação continuada, com atividades e discussões, que pautam temas relevantes, e também é uma oportunidade para a troca de conhecimento e experiência.

Transporte escolar

O transporte escolar retornou nesta segunda-feira, dia 7, já que os estudantes que residem no município, necessitam do veículo para frequentarem as escolas do Estado, que retomou as aulas hoje. Informações sobre a carteirinha do estudante para a utilização do transporte escolar serão informadas em breve, com o início das aulas na rede municipal.

Novidade – Município terá primeira turma dos anos iniciais no período integral

Uma novidade para este ano é o início das aulas na Escola Professora Sara Bom Moretti, que passou por obras de infraestrutura, incluindo serviços básicos. “Nestas últimas semanas a instituição recebeu gramado e a instalação de ar-condicionado nas salas. Estivemos na acompanhando todos os reparos necessários ao longo dos últimos meses para que a escola possa, enfim, receber os alunos de forma adequada”, relatou o prefeito Franqui Salvaro.

A escola será a primeira no município a ter uma turma em anos iniciais no período integral (primeiro ano). A escola está preparada para receber alunos de 5 anos, e também terá o segundo ano das séries iniciais, com aula parcial, no período vespertino. “A ideia é que para os próximos anos o integral avance para as outras turmas desta escola”, afirmou o secretário de Educação Méricles Rossa.

Sara Bom Moretti

A escola recebeu o nome da professora Sara Bom Moretti, mais conhecida como Dona Inês, que nasceu em 8 de abril de 1920, no município de Urussanga, filha de Humberto Bom e Teresa Salvador.

Em 1943 casou-se com Mário Moretti, cujo casamento teve 10 filhos: Mário, Márcio, Milton, Méricles, Margareti, Miguel, Mirian, Mirces e Mônica; 23 netos e 7 bisnetos.

É proveniente de uma família de professores, que começou com o seu avô Giovane Salvador, depois Professora Sara e agora os filhos Méricles, Mirces e Mônica.

A Professora Sara iniciou sua atividade no magistério, em Siderópolis, onde foi a terceira a professora a lecionar no município, trabalhando por 27 anos no magistério, quando então se aposentou.

Alvo de admiração unânime, ficou conhecida como uma das mulheres mais cultas de Siderópolis. Era uma incansável leitora, onde lia no mínimo 12 livros por ano. Possuía uma preciosa biblioteca em sua casa, contendo mais de mil livros. Sempre que alguém precisava fazer uma pesquisa, procurava pela professora Sara pois além de seu acervo, tinha muitos conhecimentos e uma memória invejável. Sara Bom Moretti faleceu no dia 19 de junho de 2017.

____
Fotos: Divulgação

Divulgacao 8 4 Divulgacao 7 5

Adicionar comentário

Click here to post a comment