Educação

Governo de Siderópolis realiza atividades nas escolas sobre ‘educação sem violência’

3095402
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Em virtude do Dia Nacional pela Educação Sem Violência – 26 de junho, a Prefeitura de Siderópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou nesta semana atividades nas escolas da rede municipal voltadas para o tema.

O projeto denominado ‘Não bata, eduque. Educar sem bater dá certo’, será feito com alunos do 5º ano. Além de propor um debate sobre a temática, os professores orientarão os alunos que farão um trabalho de projeção sobre a importância e a urgência de cuidar e educar crianças e adolescentes sem uso de violência.

“É muito importante que a escola seja um espaço que promova o debate dessa temática, já que na maioria das vezes é no ambiente escolar que identificamos os primeiros sinais de violência contra a criança e o adolescente”, disse o secretário de Educação Méricles Rossa.

Serão disponibilizados aos alunos durante as aulas DVDs, cartilhas, cartazes e apostila com o tema ‘Um olhar às crianças e adolescentes vítimas de violência’. O assunto será trabalhado nas escolas pelas próximas duas semanas. Na sexta-feira, dia 25, também será realizada uma ação envolvendo a psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Aniely Nazario. Ela irá tratar sobre o assunto em escolas da rede.

Segundo a secretária de Assistência Social Fernanda Frelo Venturini, diante de um aumento de denúncias de negligência e violência contra a criança e o adolescente nessa época de pandemia, o tema se torna ainda mais relevante.

“Bater não é uma afirmação de autoridade, bater é abuso de autoridade. Nós queremos levar às crianças e suas famílias a informação de que a violência causa prejuízos emocionais de longo prazo, portanto nosso intuito é a prevenção, disponibilizando materiais e informações que mostram que é possível disciplinar sem violência”, explica.

O prefeito Franqui Salvaro receberá um certificado de participação da ação desenvolvida, assim como todas as escolas. “O Governo Municipal busca estar sempre engajado ao máximo nessas datas tão importantes que marcam temas vivenciados na sociedade. Trabalhar com a prevenção é um ato de amor. Parabéns a todos que compõem as secretarias e que estão sempre se dedicando ao trabalho com as nossas crianças e adolescentes do município”, disse o prefeito.

Além do trabalho nas escolas, durante toda essa semana a Secretaria de Assistência Social está trabalhando o tema com grupos de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, atendidos pelo serviço de Convivência do CRAS, e pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Adicionar comentário

Click here to post a comment