Conscientização

População de Siderópolis se prepara para pedalar no neste sábado

1651854

Um passeio ciclístico sem necessidade de inscrição e trajeto simples, com saída em frente a igreja católica do bairro Fiorita e chegada na Praça Central de Siderópolis, onde a única regra é pedalar. Esta é a ação planejada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, para marcar o Dia Mundial sem Fumo, comemorado na última quarta-feira, 31.

Coordenado pelo Programa de Controle do Tabagismo/AB/NASF, o Passeio Ciclístico acontecerá no próximo neste, 3, a partir das 9 horas, com o tema escolhido pela Organização Mundial da saúde para 2017 é ‘Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento’.

“O evento é uma ação educativa para informar e mobilizar a população sobre os males causados pelo tabaco. O Dia Mundial sem Fumo foi comemorado dia 31 de maio, mas optamos pelo dia 03 por ser um sábado, assim facilitamos o acesso da população”, destacou a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde de Siderópolis, Maria das Graças Venhold Losso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde publica que o mundo já enfrentou. As evidências mostram que os produtos de tabaco são altamente letais, pois matam dois em cada três de seus consumidores e afetam também, a saúde de pessoas que não fumam, mas são obrigadas a inalar a fumaça de terceiros que poluem ambientes internos (fumantes passivos).

A perda de produtividade e o tratamento de doenças relacionadas e que são altamente incapacitantes e fatais e geram enormes prejuízos para as nações. No entanto, esses danos não se limitam a esfera do consumidor. A cadeia de produção de tabaco, também gera danos ambientais, sanitários e sociais para quem produz tabaco, especialmente no meio agrícola, ampliando a dimensão dos danos e prejuízos tabaco-relacionados para as sociedades.

“A participação das famílias será muito importante neste dia, pois não há melhor educação que o exemplo. Unir atividade física com conscientização é um grande exemplo”, enfatizou a responsável pela Secretaria de Saúde de Siderópolis, Gláucia Cesa Périco.

SIMONE COSTA

Adicionar comentário

Click here to post a comment