Turismo

Programa que incentiva turismo de natureza completa um ano em Treviso

capacitacao 3
Rafaela Maffioletti – Assessoria de Imprensa

No mês de maio, o programa “Turismo e Educação São a Nossa Natureza”, criado em Treviso e que faz diferença no setor turístico do município, completou um ano. O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Educação; Cultura, Esporte e Turismo; Fundação do Meio Ambiente (Funtrev) e o Instituto Alouatta. O objetivo do programa é criar ações para fomentar o turismo de natureza como ferramenta de geração de emprego e renda, além de preservar as áreas naturais do município.

Durante o primeiro ano de execução, o programa atendeu, com aulas teóricas e práticas, 160 estudantes. Além do programa, a Administração Municipal e o Instituto Alouatta também celebram o primeiro ano de lançamento do livro “Os Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, material didático do programa utilizado nas salas de aula do município.

O livro é resultado de três anos de pesquisa realizada na área do Projeto Primatas/Instituto Alouatta em parceria com o Laboratório de Ecologia de Vertebrados da Unesc. É para capacitar ainda mais o corpo docente de Treviso, uma aula sobre o livro foi promovida para aproximadamente 80 professores da rede municipal de ensino.

O encontro foi realizado na sexta-feira, dia 27, no Paço Municipal, pelo Instituto Alouatta. Para o diretor de projetos do Instituto, Paulo Cadállora, é importante que os professores utilizem o livro de forma correta na sala de aula.

“Passamos também algumas orientações de atividades práticas, que eles podem levar as crianças para o ar livre e podem fazer atividades de observação, de conhecimento, de descoberta. Então, para a gente aprimorar isso também conversamos com eles sobre as fontes que geram economia dentro do município”, explicou.

A capacitação estava prevista no calendário escolar da Secretaria de Educação. Além disto, a formação continuada é assegurada em Lei Federal.

Adicionar comentário

Click here to post a comment