CÂMARA DE VEREADORES

Sessão solene celebra os 28 anos de Gemellaggio em Siderópolis

28 ANOS GEMELLAGGIO

Na última quarta-feira, dia 6, a Câmara de Vereadores de Siderópolis foi palco de uma emocionante e significativa sessão solene em comemoração aos 28 anos de Gemellaggio, celebrando a forte e histórica ligação entre as cidades de Rio Jordão e Forno di Zoldo.

O evento, marcado por momentos de reconhecimento e gratidão, foi enaltecido pela entrega de dois títulos de Cidadão Honorário Sideropolitano, bem como oito Moções de Aplausos concedidas a indivíduos que têm desempenhado um papel fundamental no enriquecimento e fortalecimento da rica cultura italiana dentro do município.

História do Gemellaggio

A história que deu origem ao Gemellaggio remonta a meados de 1895, quando aproximadamente 30 famílias vindas da cidade italiana chegaram à localidade de Rio Jordão, em Siderópolis, em busca de condições de vida mais promissoras. Situada próxima à Serra Geral e banhada pelo Rio Mãe Luzia, essa comunidade conquistou os corações dos colonizadores ao se assemelhar à sua terra natal, estabelecendo-se corajosamente em meio à mata virgem e reerguendo suas histórias.

O primeiro passo rumo a esse pacto de amizade histórico foi dado em 1993 pelo zoldano Roberto Prá, que empreendeu uma jornada ao município catarinense em busca de parentes descendentes da colonização. Dois anos após essa busca inicial, em dezembro de 1995, o pacto foi oficializado em Siderópolis, sendo ratificado em outubro de 1996 na Itália.

O Gemellaggio, ou pacto de amizade, representa a união entre essas “cidades-irmãs”, que compartilham laços de parentesco, tradições e costumes. Estabelecido através de acordos que abrangem áreas sociais, culturais, financeiras e familiares, esse pacto tem como propósito promover benefícios mútuos, servindo como uma valiosa ferramenta de desenvolvimento para as localidades e municípios envolvidos.

“Esta sessão solene não apenas celebrou o legado dessa ligação entre Rio Jordão e Forno di Zoldo, mas também destacou a importância da preservação e do fortalecimento dos laços culturais, evidenciando o valor inestimável dessa conexão para o crescimento e a identidade de Siderópolis”, destacou o presidente do legislativo, Mateus Donadel.

Participaram ainda do evento, o prefeito e vice-prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro e Adriano Teixeira; o representante do prefeito Camilo de Pelegrin de Val di Zoldo e presidente da Associação Amigos de Rio Jordão, Giacomo Renzo Scussel, e o vice-presidente da Associação Amigos de Rio Jordão, Arcangelo Panciera.

Homenageados

Título de Cidadão Honorário Sideropolitano: Guglielmo Scussel e Italo Pra.

Moções de Aplausos: Ana Lourdes Cesconeto Fontanella; Angelo Natal Périco; Carmen Regina Tramontin Périco; Claudete Regina Dias Rossa; José Crepaldi; Kelly Dalla Lana; Maria Rossa Gross e Vilson Floriano Scussel.

Jorge Luiz Domingos assume cadeira no Legislativo de Siderópolis

O suplente de vereador, Jorge Luiz Domingos (MDB), assumiu função na Câmara de Vereadores de Siderópolis durante a sessão realizada na quarta-feira, dia 6. Ele desempenhará função neste mês de dezembro, enquanto o vereador, Valmor Zanelato (MDB), está em licença não remunerada para tratar de assuntos particulares.

JORGE

Assessoria Câmara de Vereadores de Siderópolis