Turismo

Turismo ecológico revela belezas naturais da região

7.3 aguai santuario ecologico foto

Mesmo com popularidade, alguns pontos turísticos de Siderópolis e região ainda sofrem com a falta de investimentos

Em meio à natureza, o Santuário Ecológico do Aguaí, combina lazer e preservação do meio ambiente. O parque localizado entre os municípios de Siderópolis e Nova Veneza possui 135 mil metros quadrados. Segundo o proprietário, Albertino Ferreira, em 2016 o espaço recebeu 20 mil turistas. A meta para 2017 é atrair mais de 50 mil.

“Nós recebemos turistas da Argentina, Holanda e outros países. Já estamos com muitos agendamentos para o final do ano”, comenta Ferreira.

O espaço foi inaugurado em 2005, mas demorou 11 anos para sair do papel. “Fizemos muitas pesquisas e levantamentos. Aqui a rota já estava pronta com restaurantes e outros atrativos. Percebemos que faltava um bom café na região e então decidimos investir”, destaca.

Apesar da popularidade, Albertino revela que ainda faltam investimentos do poder público na região. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), responsável pela Barragem do Rio São Bento, também não realiza as melhorias necessárias no local.

“Não temos infraestrutura adequada para receber o público. As estradas estão em péssimo estado e a Barragem do Rio São Bento, outro ponto turístico importante, não é bem cuidada. Infelizmente falta visão e empreendedorismo”, afirma Albertino.

Esportes radicais e gastronomia são os principais atrativos

Os aventureiros têm diversão garantida no Santuário Ecológico do Aguaí. O espaço oferece trilhas, tirolesa, caiaque, pedalinho, slackline e rapel aos sábados e domingos. As atividades podem ser realizadas por todos os públicos e variam entre tranquilas caminhadas ou escaladas.

“Nós recebemos as escolas e as crianças passam o dia conosco. Visitam trilhas e são acompanhadas por um biólogo. Aqui é possível aprender um pouco de história, geografia, biologia. É brincando que se aprende”, comenta o proprietário, Albertino.

Outra aposta para atrair os visitantes é a gastronomia. O tradicional café com mistura conta com produtos caseiros doces e salgados. A novidade deste ano é o almoço italiano com minestra, polenta, galinha ensopada, entre outros pratos típicos.

O Restaurante possui capacidade para atender 110 pessoas sentadas, estacionamento para 160 automóveis, banheiros, vestiários, trilhas ecológicas, área de recreação e equipamentos para a realização de atividades junto à natureza.

O nome “Aguaí” foi inspirado na Reserva Biológica Estadual do Aguaí – localizada a cerca de quatro quilômetros do parque – e na espécie de planta Aguaí que é comum no local. “A diferença é que a Reserva é estadual e nós somos uma propriedade particular”, complementa Albertino.

Conheça:

Aos Sábados e Domingos o parque é aberto para o público em geral das 10h às 18h30min, e nesses dias também é servido o Café com Mistura das 12h30min às 18h30min. O café é a quilo e só há necessidade de agendamento para grupos com 10 pessoas ou mais. Todos os domingos, além do café, também é servido almoço típico italiano das 12h às 14h.

LUANA MELLO

Adicionar comentário

Click here to post a comment