Especial

Gruta da Serrinha: lembranças e devoção de um povo

WhatsApp Image 2020 10 06 at 20.37.10

A Gruta da Serrinha é conhecida em Siderópolis por abrigar a imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Porém, famílias que ajudaram a construir o santuário, guardam recordações especiais do local. O senhor Ademar Cizenski teve sua infância marcada no local, E hoje guarda lindas memórias da época que viveu com sua família na comunidade de Serrinha.

Sua família foi uma das responsáveis pela construção da Gruta da Serrinha. Ele conta que seu avô foi um dos primeiros moradores do local. Foi na comunidade da Serrinha que ele viveu momentos que marcaram sua infância, mesmo passando por algumas dificuldades, isso nunca os abalou. “A gente era feliz”, recordou.

“Consigo me lembrar das festas realizadas na gruta, lembro do churrasco feito no chão. Me recordo da última festa que aconteceu lá, quando estava com 18, 20 anos. Não havia estrada de acesso, o padre Amilcar precisou que uma junta de boi puxasse o jeep para chegar até a gruta. E lá ia o padre Amilcar com seu chapéuzinho rezar a missa”.

No decorrer da entrevista, é possível observar através das falas de Ademar o carinho, admiração e devoção que ele carrega pela Gruta da Serrinha. “A gente cuidava da Santa, melhor que quando cuida de alguém da família”, comentou.

Falar da Gruta, é como se ele estivesse falando de um filho ou de um ente muito querido da família. E para a família, a gente sempre busca oferecer o melhor, com todo o cuidado e dedicação.

Assim, ao finalizar a entrevista, Ademar manifestou sua indignação com a falta de manutenção das estradas que dão acesso a Gruta da Serrinha. Além de pedir para que conservem a Gruta, uma localidade que reúne inúmeras lembranças de famílias que tiveram suas histórias construídas aos pés de Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Veja também: https://www.sideropolisnoticias.com.br/descobrindo-sideropolis-gruta-serrinha/

____
ENTREVISTA E FOTO: JATENE MACEDO – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS
TEXTO: LAURA BERTOTI – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS
FOTO CAPA: DIANA CRUZETA
WhatsApp Image 2020 10 09 at 14.11.26
Sr. Ademar Cizenski

Adicionar comentário

Click here to post a comment