Fabrícia de Pelegrini

Livro Vida Querida: contos envolventes

Sobre livros e leituras

A escritora Alice Munro consegue escrever contos que começam leves e vão envolvendo o leitor de uma forma que, quando se percebe, atitudes e rumos já foram tomados e não se sabe exatamente onde tudo começou. E essa característica da autora está presente nos contos do livro Vida Querida, textos com temas que parecem simples, mas que são marcantes pela forma como são abordados e que se transformam em algo para ser refletido. Cada término de um conto merece uma parada para entender melhor e digerir o que foi lido.

vidaquerida

Uma menina que nas férias tem insônia e isso vai trazendo em sua mente pensamentos complexos como estrangular sua irmã que é a pessoa que mais ama (Noite). Um ex-soldado que tem medo de encarar sua antiga vida e encontra outros caminhos por acaso (Trem). Uma menina que é levada ao velório da jovem que trabalhava em sua casa e não compreende o que está acontecendo (O Olho). Por que ela foi fazer o que fez? De quem é a culpa? A irmã sente o fato por toda a vida (Cascalho). Uma professora que vai trabalhar em uma instituição de saúde e se vê envolvida com o médico e não consegue perceber o que realmente está acontecendo (Amundsen). Estes são cinco dos dez contos que após serem lidos, não serão esquecidos tão facilmente.

Com as descrições feitas pela autora de seus personagens é fácil conhecer e entender a personalidade de cada um e de cada uma e sua capacidade de escrever histórias completas, ricas como romances em apenas 30 páginas, por exemplo, são características atraentes para a leitura.

Alice Munro ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2013.

Vida Querida, de Alice Munro – 320 páginas.

Adicionar comentário

Click here to post a comment