Especial

Sideropolitano cria projeto de revitalização da escola Silvio Ferraro

15

Durante meses, o Sideropolitano, que foi acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Luiz Felipe Bez Birolo, se dedicou à pesquisa que visa utilizar melhor os espaços livres públicos do entorno da escola Deputado Silvio Ferraro, tornando-a um conceito de Escola Aberta. O projeto foi apresentado em dezembro de 2018.

Com a pesquisa, o arquiteto e urbanista percebeu a potencialidade que a área poderia oferecer, propondo atividades novas para o local, como quadra de vôlei, parque infantil, ambientação com mobiliário urbano e uma nova modalidade que a área não oferece, a quadra de basquete oficial.

“No trajeto está localizado algumas edificações importantes para a cidade e que acabam gerando uma centralidade de atividades, sendo elas educacionais (Apae e Escola Silvio Ferraro), esportiva (Ginásio Municipal, campo de grama sintética e escolinhas promovidas pelo poder público) e cidadão (Fórum do cidadão e o CRAS)”, pontuou o arquiteto e urbanista.

Confira como ficou a caracterização do projeto urbano que foi desenvolvido em dois eixos estruturadores:

Eixo pedestre (amarelo): Com o tamanho da quadra de aproximadamente 400 metros, não possuindo nenhum tipo de ligação, por isso se fez necessário uma conexão transversal com o outro lado, priorizando a caminhabilidade dos pedestres. Outro ponto seria a ligação com via de extrema importância para a cidade, a Rua Siderúrgica – com comércio.

Eixo compartilhado entre pedestres e automóveis (azul): O eixo faz a ligação entre o novo desenho urbano e a Praça da Matriz, já consolidada como área de lazer do município. No início dessa ligação, há uma conexão de pedestre e até a Rua Diomício Freitas agora compartilhada e em apenas um sentido, fazendo a distribuição das atividades desenvolvidas na área.

1

Conceito desenvolvido

2

Conceito aplicado no projeto

Imagens do projeto:

3

Vista para a nova quadra de vôlei

4

Fonte d´água e aos fundos vista da quadra de basquete da escola

5

Vista parque infantil proposto no vazio urbano existente

6

Ambientação dos espaços

7

Arquibancada atendendo as duas modalidades esportivas

8

Rua Diomício Freitas, agora compartilhada

9

Imagem da bifurcação entre as vias: Rua Siderúrgica e Avenida General Osvaldo Pinto da Veiga

10

Vista da proposta geral

11

Criação de um estacionamento para dar suporte ao Ginásio Municipal e sobre ele uma pequena praça dando acesso ao novo desenho urbano

A escola

O conceito de Escola Aberta visa à melhoria da qualidade da educação e o fortalecimento dos laços entre escola e comunidade, por meio da realização de atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de geração de renda, segundo o Ministério da Educação.

“Entende-se que assim, é possível contribuir e atrair a comunidade para sua apropriação, incentivando o hábito da participação na escola. Nesse sentido, a inclusão de alunos com deficiência, e o tratamento à diversidade (especialmente aspectos raciais tão latentes no cenário dessa escola) em todas as suas esferas são aspectos almejados pelo projeto”, disse o arquiteto e urbanista.

Neste modelo de Escola Aberta, a parceria escola-comunidade permite ouvir opiniões e sugestões, para contribuir na elevação da educação municipal e nacional.

“A escola é uma instituição com um papel muito importante na sociedade, porque além do compromisso de ensinar conteúdos de matemática, português, história, etc., traz consigo a importância de auxiliar na formação do caráter, valores e princípios morais, que direcionará o aluno a utilizar os conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos. É na escola que a criança e o adolescente começam a conviver com o diferente e entram em contato com pessoas de diversas origens. Criam os primeiros círculos de amigos e percebem-se parte de uma situação coletiva, aprendendo, assim, a dialogar, ouvir, discutir, levantar hipóteses e achar soluções”, declarou Bez Birolo.

12

Planta baixa Primeiro Pavimento e Segundo Pavimento.

Conforme observado nas plantas, a escola conta com nove salas de aula, sete salas de apoio com usos variados e três grandes equipamentos compartilhados com a comunidade.

A Escola será utilizada nos dias de semana pelos alunos e pelas crianças dos projetos sociais, que já são promovidos pelo poder público, mas que não possuem local adequado.

O acesso dos alunos é dado por um único local, este localizado na frente do lote. (Av. Gen. Osvaldo Pinto da Veiga)

O acesso da comunidade pode ocorrer com três finalidades:

1 Comunidade em geral dia de semana: Biblioteca e Auditório período integral e no período noturno com aulas complementares.

2 Projetos sociais nos dias de semana: Modalidades oferecidas pelo poder público no qual a Escola possuirá infraestrutura. (Quadra esportiva e tatames)

3 Comunidade no finais de semana: todos os tipos de atividade que a infraestrutura da escola oferece.

13

Fachada principal da escola

14

15 16

Refeitório, ligação visual do exterior para interior o da escola

17

Acesso dos alunos a escola

18

Área de exposição da escola para aulas fora da sala de aula

19

Grande pátio que faz ligação com os blocos da escola

20

Quadra esportiva vista a partir do pátio da escola

21

Quadra esportiva da escola que faz ligação com o novo espaço público que foi projetado no vazio urbano existente.

____

JATENE MACEDO – REDAÇÃO SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS

Adicionar comentário

Click here to post a comment