CÂMARA DE VEREADORES

Vereadores de Siderópolis consultam ACP do Carvão no Legislativo de Criciúma

Foto Fabricio Junior 2
Texto e reportagem (áudio): Manuela Silva
Fotos: Fabrício Júnior/Manuela Silva

Visita teve como objetivo unir informações para buscar soluções das áreas afetadas

Parlamentares de Siderópolis visitaram nesta segunda-feira, dia 23, a reunião da Comissão Especial Temporária sobre a Ação Civil Pública (ACP) do Carvão na Câmara de Vereadores de Criciúma. O encontro serviu para união de informações em prol da comunidade, visando auxiliar o Ministério Público Federal para recuperação de áreas afetadas pela mineração de municípios do Sul.

Conforme a presidente da Comissão da ACP do Carvão no Legislativo de Siderópolis, vereadora Jadna Rodrigues Martins (PSDB), o assunto precisa ser discutido em todos os municípios afetados. “Nós estamos nos colocando a par da situação. Vimos a importância de discutir o assunto com os municípios da AMREC e o Ministério Público Federal. Agora vamos buscar esclarecimentos e ações concretas”, destacou.

“Viemos hoje aqui com o objetivo de entender melhor a situação e processo de recuperação das áreas afetadas. A questão maior é que a recuperação está atingindo pessoas carentes. Agora estamos levando as informações, onde vamos realizar um levantamento, uma reunião com o setor responsável e passar para a população o que está acontecendo”, ressaltou o relator da Comissão sobre a ACP na Câmara de Vereadores de Siderópolis, vereador Pedro Valcir de Souza (PP).

De acordo com o relator da Comissão no Legislativo de Criciúma, vereador Julio Kaminski (PSL), a partir de agora serão dados encaminhamentos diferenciados sobre o assunto. “Vamos chamar todos os Legislativos, as Prefeituras, as sociedades organizadas, todos aqueles que de alguma forma participaram, possuem conhecimento ou têm a contribuir para buscarmos alternativas”, declarou.

Além disso, segundo Kaminski, será solicitada a contratação de um profissional da área ambiental, com conhecimento em mineração para, que em conjunto com a Comissão, apresente soluções para recuperação das áreas.

Foto Fabricio Junior 2 Foto Manuela Silva Foto Fabricio Junior

Adicionar comentário

Click here to post a comment